Recentes

.-.-.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

População denuncia quem joga lixo nas ruas

A campanha de limpeza urbana lançada na cidade do Rio de Janeiro surtiu efeitos em São Gonçalo. Nos últimos dias, o número de denúncias, inclusive com fotos, no link do departamento de Limpeza Urbana no site da prefeitura (www.pmsg.rj.gov.br) cresceu em quase 80%. O prefeito Neilton Mulim se mostrou satisfeito com a participação da população em manter a cidade limpa e no próximo mês lança uma campanha de conscientização.

"Estamos fazendo a nossa parte, coletando o lixo e cobrando da empresa responsável um serviço eficiente. Mas algumas pessoas insistem em despejar lixo e entulhos nos terrenos e esquinas da cidade. Mas a grande parcela da população tem nos ajudado enviando denúncias e fotos desta infração. Esta iniciativa, de ter a população como nosso parceiro, nos mostra que temos que antecipar o lançamento da campanha por uma São Gonçalo limpa", explicou o prefeito.

A Prefeitura de São Gonçalo para melhorar o serviço de limpeza urbana vem realizando uma série de ações desde o inicio do ano: instalação de câmeras de vigilância em diversos pontos da cidade, implantação do "motolixo" em locais de difícil acesso e ampliação do serviço de varrição. "Mas um agente tem tido fundamental importância no sucesso de todo o processo de limpeza do município: a população. Por meio do Disque-Lixo (2199-6378) e do site da prefeitura, os populares têm feito denúncias de "sujões" que despejam lixo em lugares indevidos, ajudando o poder público na fiscalização", garante o secretário de Infraestrutura, Antônio José Sobrinho.

Devido a uma dessas denúncias, a prefeitura chegou até um terreno baldio, em Neves, onde foi constatado o despejo indevido de detritos no local. No último dia 15, foram instaladas diversas câmeras próximo ao terreno com intuito de coibir a atuação dos "sujões" e identificar os infratores. "A parceria entre população e prefeitura tem sido fundamental. Temos recebido muitas denúncias e, por meio delas, conseguimos evitar o despejo desenfreado de lixo em Neves. Vamos atuar, também, colocando placas nos terrenos baldios da cidade, orientando que os proprietários murem esses locais, evitando o despejo irregular de lixo" revelou o secretário de Infraestrutura.

No bairro de Nova Cidade, um estudante fotografou comerciantes jogando lixo na calçada da Rua Vicente de Lima Cleto. "O material foi encaminhado ao setor de fiscalização, que enviou uma equipe ao local. Os comerciantes foram notificados pela infração. Neste momento estamos conversando, notificando, conscientizando. Mas o despejo de resíduos líquidos e sólidos em locais indevidos é considerado crime ambiental, previsto no Código de Posturas da cidade e na Lei Municipal Ambiental 111/2001. Quando o infrator é identificado, ele é intimado a promover a recuperação ambiental do local e pode pagar uma multa entre R$ 1.824 e R$ 91 mil", informou Antonio José Sobrinho.

Lixeiras 

O prefeito Neilton Mulim garante que novas lixeiras serão instaladas nos principais corredores viários da cidade, assim como nos grandes centros comerciais. "Infelizmente muitas lixeiras são destruídas ou queimadas. Com isso a prefeitura tem que repor. O dinheiro investido neste serviço poderia estar sendo utilizado para ampliar o número de lixeiras na cidade. Mas acredito que a campanha de conscientização vai ajudar a cidade a utilizar bem as lixeiras", informou.

Motolixo 

O sistema foi implantado no início do governo e consiste na atuação de um ciclomotor, que possui uma pequena caçamba, e circula por ruas da cidade onde o caminhão de lixo não consegue ter acesso. O objetivo é fazer a coleta completa em todos os pontos do município.



Fonte: Ascom
Autor: Aaron César
Foto: Sandro Nascimento

Postar um comentário

 
Copyright © 2012 - 2017 Folha de São Gonçalo. Designed by OddThemes - Published By Gooyaabi Templates