"A hepatite é uma doença silenciosa, o que dificulta o diagnóstico. Uma das principais formas de transmissão da hepatite é através da relação sexual de forma desprotegida. A população também tem o hábito de compartilhar lâminas e alicates de unha, sem saber que essas são as formas de contagio da doença.", explica o coordenador de DST/AIDS e Hepatites Virais, Antônio Carlos Guimarães.
Os profissionais orientavam a população quanto à forma de prevenção, modo de contágio e sintomas da doença. No caso do diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para o atendimento ambulatorial nos PAMs Neves ou Alcântara. Na necessidade de tratamento ele seguirá para a unidade de referência para o tratamento de hepatite do Hospital Universitário Antônio Pedro.
De acordo com a coordenadora do Programa de Hepatites Virais da secretaria de Estado de Saúde, Clarise Gdalevici, o exame de hemograma completo não acusa a hepatite. É necessário que a pessoa realize testes específicos da doença. "Se for feito o tratamento específico, o vírus da hepatite tem cura. Remédios para o fígado e chás não curam a doença. O tratamento contínuo dura de quatro meses a um ano", explica a coordenadora.
O aposentado Francisco Carlos Martinho, 60 anos, passava pelo local e parou para fazer o teste. Segundo ele, um sobrinho contraiu o vírus da hepatite quando criança, foi curado e hoje com 38 anos vive bem, devido ao diagnóstico precoce. "É muito importante que as pessoas saibam se prevenir para que não sofram com a doença. A população precisa se informar quanto aos riscos de se contrair a hepatite", disse o aposentado.
O vírus da hepatite B está presente na saliva, sangue, sêmen e nas secreções da pessoa infectada e pode ser transmitido de mãe para filho durante a gravidez, compartilhando seringas, agulhas e objetos de manicure infectadas. Uma das primeiras vacinas aplicadas no recém-nascido é a de hepatite B, que está disponível na rede de atenção básica para pessoas de até 49 anos, em três doses.
A hepatite C tem cura quando a doença é descoberta precocemente. Se for descoberta na fase avançada, que é quando os sintomas da hepatite aparecem, a única chance de cura é a realização de um transplante de fígado. Ao ser identificada a hepatite C precocemente, o tratamento é medicamentoso, dura um ano e não pode ser interrompido.
O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é comemorado dia 28 de julho, porém devido a Jornada Mundial da Juventude, o evento comemorativo foi adiado para esta semana. O setor de DST/ AIDS e Hepatites Virais do município funcionam no PAM Neves e realiza pré-aconselhamento de segunda a sexta das 9 às 16h. Outras informações podem ser feitas pelo telefone 2624-5756.
Fonte: Ascom
Autor: Marcelle Corrêa
Foto: Washington Araujo
Postar um comentário