Dados divulgados pela secretaria de Saúde do município de São Gonçalo nesta segunda-feira (17.06) apontam queda nos casos de dengue nas últimas semanas. O mês de março foi o de maior pico da doença, contabilizando 6.217 casos. Já o mês de maio foi o que fechou com o menor número de casos notificados, com 701 confirmações pela doença.
Os bairros mais atingidos pela doença são Guaxindiba, Santa Izabel, Santa Luzia, Porto Novo e Paraíso. Foram 13.067 casos notificados de janeiro até a última sexta-feira e três óbitos por dengue registrados na cidade, de um senhor de 61 anos (21.03); uma senhora de 55 anos (22.04) e uma mulher de 31 anos (30.04).
"A dengue é uma preocupação constante e apesar da queda do número de casos as medidas de prevenção devem continuar sendo realizada por todos nós. Devemos continuar no combate a doença e eliminando os criadouros para que novos mosquitos não se desenvolvam", disse a secretária Márcia Morse.
Equipes de ponto estratégicos dos Agentes de Endemias realizam o trabalho de visitação em cemitérios, borracharias, ferros- velhos, lojas de material de construção e depósitos, além do monitoramento das piscinas de todos os Cieps do município e do Estado existentes no território municipal.
É importante que os recipientes como vasilha de água de animais domésticos, por exemplo, sejam lavados com escova e sabão para eliminar possíveis ovos do mosquito. O ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias em local seco, até que o local seja molhado, e assim pode nascer e atingir a fase adulta em 3 dias e em 45 dias pode contaminar até 300 pessoas. As visitas dos agentes epidemiológicos podem ser solicitadas através dos telefones 2712-0720 ou 0800-022-6806.
Fonte: Ascom
Autor: Marcelle Correa
Foto: Ronie Farias
Postar um comentário