O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, percorreu na manhã desta sexta-feira (13/09) trechos da antiga linha férrea da cidade. O local abrigará a futura Linha 3 do metrô e paralelamente a ciclovia e faixa seletiva propostas por Mulim à presidenta da República, Dilma Rousseff. De acordo com o prefeito, além da conquista da Linha 3, a aprovação destes projetos apresentados pelo Governo Municipal ao Ministério das Cidades representa outro grande passo rumo à melhoria da mobilidade urbana em São Gonçalo.
"Entregamos há um mês os projetos do BRT, da ciclovia e da faixa seletiva ao Ministério das Cidades. Estes projetos complementarão a Linha 3 do Metrô e, em conjunto, resolverão o problema da mobilidade na cidade. Agora que foram aprovados, partiremos para a consumação do projeto executivo, que será realizado via Orçamento Geral da União (OGU), com um repasse de R$ 9 milhões do Governo Federal", explicou o prefeito.
O projeto do BRT, que terá um custo de aproximadamente R$ 210 milhões, prevê um trajeto de 20,715Km, com 11 estações de embarque e desembarque, além de integração com a rede de transporte coletivo existente e com a futura Linha 3.
Com capacidade de transporte de 270 pessoas por veículo, atenderá uma demanda de 12 mil passageiros por hora/sentido, totalizando cerca de 200 mil pessoas por dia. A previsão é que o percurso, que hoje leva em média 100 minutos para ser completado, seja feito em apenas 40 minutos.
Sistema BRT
O Projeto de Mobilidade Urbana, apresentado no início do mês passado pelo prefeito Neilton Mulim e o secretário municipal de Planejamento Arthur Belmont, ao Ministério das Cidades, foi aprovado e tem previsão de início das obras no primeiro semestre de 2014. Dividido entre a implantação do BRT, que interligará os bairros do Gradim até Santa Izabel passando por Vila Lage, e a implantação de uma ciclovia e faixa seletiva que irão de Neves até a divisa com Itaboraí, pelo domínio da antiga linha férrea, o projeto está em fase final de documentação.
A sigla BRT vem do nome em inglês Bus Rapid Transit (transporte coletivo por ônibus rápido) e a rapidez é seu principal atributo. Um sistema que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável e com custo eficiente, graças a um espaço de circulação exclusivo com prioridade de passagem, operação rápida e frequente, contando com marketing de serviço voltado ao usuário. Este sistema de ônibus integra uma série de elementos físicos e operacionais antes exclusivos dos metrôs.
Além de ganhar mais velocidade, devido a andar em via separada, o BRT é considerado um transporte de massa. Dependendo do projeto, transporta quase o mesmo número de passageiros de um sistema de metrô, mas custa aproximadamente vinte vezes menos.
Ciclovia
Paralelamente ao BRT, a construção de uma ciclovia, que irá de Neves até a divisa com Itaboraí, é parte fundamental e de grande impacto no Plano de Mobilidade Urbana do município. Atualmente a cidade não conta com estrutura dedicada a este tipo de transporte. O investimento será na ordem de 95 milhões.
O gari Gerson Mendes da Silva, de 36 anos, acompanhou a visita do prefeito no bairro do Paraíso. Atento as explicações, o gari elogiou a iniciativa do prefeito de construir a ciclovia. "Vai ficar muito bom. Vou poder vir trabalhar de bicicleta. Economizo na passagem e ainda faço exercício físico, que estou precisando", disse.
Considerado um meio de transporte ecologicamente correto, as bicicletas causam menor impacto ambiental e trazem benefícios à saúde de seus usuários. São Gonçalo está seguindo o exemplo de países da Europa, como Portugal, Holanda e Espanha, que já investem na infraestrutura e no incentivo para que este meio de transporte seja cada vez mais popular.
Fonte: Ascom
Autor: Alex Alves e Danyelle Woyames
Foto: Ronie Farias
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