Recentes

.-.-.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cabral assina convênio para dar destino a lixo de Niterói, São Gonçalo é a bola da vez

O governador Sérgio Cabral vai a Niterói nesta quinta-feira assinar um convênio com o prefeito Rodrigo Neves (PT) no qual o estado vai repassar R$ 2,6 milhões em 2013 e em 2014 para subsidiar parte do custo com o destino final do lixo produzido na cidade. A contrapartida obrigatória da prefeitura é a ampliação da coleta domiciliar. Com o convênio, o município terá outra economia no transporte dos detritos, que deixarão de ir para o aterro sanitário de Itaboraí, a 35 quilômetros de distância, e passarão a ser levados para o aterro sanitário do Anaia, em São Gonçalo, na divisa com Niterói.

Segundo o secretário estadual do Ambiente, o convênio faz parte do projeto Lixão Zero, através do qual o estado pretende erradicar os lixões que poluem o meio ambiente. Ele explicou que o estado está subsidiando os municípios porque o custo para levar o lixo para aterros sanitários licenciados é bem mais alto que o lançamento em lixões irregulares.

— Além disso, os municípios que possuem aterro sanitário licenciado e recebem o lixo de cidades vizinhas recebem mais ICMS verde. O programa não só acaba com os lixões como também resolve um grave problema social que é a atividade dos catadores que trabalham no meio do lixo. O convênio também exige que o município amplie a coleta domiciliar — disse o secretário.
Segundo a presidente da Clin, Cláudia Neves, Niterói produz diariamente cerca de 700 toneladas de lixo. O lixão do Morro do Céu foi desativado por recomendação do Ministério Público e o local continuará sendo usado apenas para transbordo do lixo que vai para o aterro sanitário.

Na visita a Niterói, o governador Sérgio Cabral também vai anunciar a criação da Unidade de Polícia Ambiental (UPAM) no Parque Estadual da Serra da Tiririca, que também será beneficiado com recursos de R$ 420 mil, do Fundo da Mata Atlântica, para abertura de trilhas sinalizadas e construção do centro cultural do parque. Cabral também vai anunciar, para agosto, a criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu.

— Esta reserva é uma solicitação antiga dos pescadores artesanais de Itaipu. A criação da reserva e a urbanização da orla, com recursos federais, vai transformar Itaipu num grande destino turístico — previu o prefeito Rodrigo Neves.

Fonte: O Globo

2 comentários :

  1. Absurdo, lixão do Anaia pequeno recebe lixo de todo município de São Gonçalo, que não tem tratamento de churume e tem trazido poluição e doenças além de um mal cheiro insuportável e insetos, ao moradores dos bairros vizinhos, moro no Bairro do Jockey e não tenho aguenta o mal cheiro e o escesso de mosquitos na região,é absurdo o abandono ao lixão, pois projeto de aterro sanitário e lixão zero, não passa de promessas que não saem do papel. TRISTE E INDIGNADA.

    ResponderExcluir
  2. Tudo que Niterói considera lixo é jogado em São Gonçalo, inclusive os desabrigados do Bumba, que vão acabar morando em São Gonçalo.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2012 - 2017 Folha de São Gonçalo. Designed by OddThemes - Published By Gooyaabi Templates