O Prêmio Prudential Espírito Comunitário reconhece as iniciativas voluntárias que mudam o mundo. Os vencedores do Brasil podem representar o país em Washington, EUA, ao lado de aproximadamente 120 estudantes voluntários.
"Ser reconhecido pelas boas ações é simplesmente incrível, mas apesar de disso confesso que a melhor parte é estar no meio das atividades, fazendo um pouquinho da diferença nesse mundão e receber o amor e o sorriso do próximo cheio de gratidão. Na verdade, é tudo sobre amor", diz Evando, estudante do 3º ano do Ensino Médio, que trabalhou voluntariamente com interpretação de inglês e português com grupos como o Rodas Para o Mundo, que traz cadeiras de rodas dos Estados Unidos para as pessoas que não têm condições. Além desse projeto, ele atuou com grupos de americanos em obras nas comunidades do Anaia e Jockey, em São Gonçalo, e também nos bairros Viradouro e Pendotiba, em Niterói, além de ensinar inglês em algumas instituições de forma voluntária.
O estudante Claudionei Abreu é presidente do grêmio estudantil do Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles, e ressalta que o projeto visa transformar a forma como os estudantes veem o ambiente escolar, fazendo com que criem um amor e cuidado pela sua educação, desenvolvendo projetos nas áreas de meio ambiente, cultura e cidadania.
"Acredito que a educação é a única forma que podemos mudar o mundo. Com alguns projetos, como a criação da primeira horta do nosso colégio, a pintura da nossa quadra de esportes, realização de eventos culturais e discussões e debates no colégio, acreditamos que o estudante começa a desenvolver um apreço pelo espaço onde passa uma parte da sua vida, que é a escola. Passando mais tempo na escola engajados em projetos, o aluno passa a valoriza-la e passa a se dedicar ao seu aperfeiçoamento para ter um futuro exitoso", disse o estudante.
Por: Claudionei Abreu
Foto: Claudionei Abreu
Postar um comentário