Recentes

.-.-.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

"Big Brother" gonçalense receberá mais câmeras


14/08/2014 - Atualmente com 23 câmeras em funcionamento, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de São Gonçalo passará a funcionar com mais 42. Uma parceria público-privada será assinada entre a Prefeitura e o banco Itaú, nesta terça-feira, dia 19 de agosto, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A instituição financeira cederá as imagens geradas pelos equipamentos existentes do lado externo de suas agências para que as mesmas passem a ser monitoradas.

O monitoramento é feito 24 horas por dia por uma equipe composta por guardas municipais e policiais militares. Os equipamentos se movimentam em 360 graus e aproximam as imagens que estejam a uma distância de até três quilômetros sem perder a definição.

"Essas imagens ficam armazenadas de 15 a 30 dias e podem ser requisitadas por órgãos públicos para auxiliar em investigações. Já estão previstas mais 12 câmeras. Chegaremos a um total de 77 e estamos abertos a outras empresas que tenham interesse em firmar novas parcerias", explicou o coordenador do Ciosp, Alberto Ribeiro de Mello.

Reativado há nove meses, o centro de monitoramento de São Gonçalo possui câmeras nos bairros Itaúna, Santa Luzia, Laranjal, Jardim Catarina, Alcântara, Raul Veiga, Trindade, Mutondo, Estrela do Norte, Centro, Neves e Ponte Seca. Com as novas câmeras, outros cinco bairros serão contemplados: Tribobó, Colubandê, Rocha, Barro Vermelho e Porto Velho.

"Esse é um recurso tecnológico que não podemos desprezar de forma alguma, tanto para prevenir como para elucidar crimes", ressaltou o comandante do 7º BPM (São Gonçalo), coronel Fernando Salema, que esteve no Ciosp nesta quarta-feira, dia 13 de agosto, para conhecer a Central de Monitoramento por Câmeras.

"Queremos que a confiança da população na Polícia volte e que ela seja a nossa parceira. A tecnologia ajuda, mas as informações e denúncias também são fundamentais", destacou o oficial.

Atendendo ao artigo 144 da Constituição Federal, que diz que "a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos", a Prefeitura de São Gonçalo pretende dar continuidade às parcerias, tanto com a Polícia Militar como com outras entidades públicas ou privadas, para garantir a segurança dos moradores do município.

"Somente através de uma parceria com transparência e tranquilidade podemos promover o bem comum. Tem que haver parceria e cumplicidade tendo como objetivo o bem estar e a segurança da população. Estou me colocando à disposição para dar continuidade à parceria estabelecida com o comandante anterior", enfatizou o prefeito Neilton Mulim.

A assinatura do convênio com o banco Itaú está prevista para ter início as 11h desta terça-feira, dia 19 de agosto, na sede da Secretaria de Segurança Pública de São Gonçalo, localizada no número 36 da Rua Uriscina Varas, em Alcântara.

Autor: Roberta Trindade
Foto: Girley Oliveira

Postar um comentário

 
Copyright © 2012 - 2017 Folha de São Gonçalo. Designed by OddThemes - Published By Gooyaabi Templates