O prazo para retirada dos comerciantes que trabalham irregularmente na antiga linha férrea na entrada do Jardim Catarina, que terminaria hoje, foi prorrogado até o dia 6 de janeiro de 2014. A determinação é do prefeito Neilton Mulim, que entende que o processo democrático estabelecido entre população e Prefeitura é essencial para o novo momento da cidade. O secretário de Governo, Sandro Almeida, recebeu hoje (19/07), em seu gabinete, as lideranças populares que moram e trabalham naquela região para discutir a questão.
Os habitantes das construções irregulares no Jardim Catarina chegaram à Prefeitura querendo saber quais medidas seriam tomadas pelo governo. Durante as cerca de duas horas de reunião, eles receberam a notícia de que os comerciantes poderiam permanecer no local até o dia 6 de janeiro do ano que vem e os moradores só seriam retirados quando os condomínios do "Minha Casa, Minha Vida" ficarem prontos.
De acordo com Sandro, o prefeito pediu para que todas as Secretarias trabalhassem em conjunto para realizar o trabalho de assistência social das famílias.
"A coragem do prefeito Neilton Mulim em buscar solução para o problema das construções irregulares ao longo da antiga linha férrea no Jardim Catarina é impulsionada por uma nova São Gonçalo que todos sonhamos. Mas, por determinação do prefeito, nenhuma família será retirada sem uma solução de moradia digna e os comerciantes terão seu prazo estendido, para que assim, com auxílio do governo, possamos juntos escrever um novo momento na vida dessas pessoas", garantiu o secretário de Governo, acompanhado dos secretários de Infraestrutura e Urbanismo e de Trabalho, Antonio José Sobrinho e Davi Luz, e dos subsecretários de Governo e Comunicação Social, Desenvolvimento Social, de Fiscalização e Posturas e de Habitação, Alex Santos, Ana Cristina, Jorge Maranhão e Emerson Raimundo, respectivamente.
Os moradores do Jardim Catarina irão formar uma comissão, composta por 5 pessoas, para representar a comunidade e dar continuidade nas próximas reuniões com a Prefeitura.
Desenvolvimento Social
De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento Social, Ana Cristina, o cadastramento dos moradores e comerciantes da região já está em andamento e deverá ficar pronto em cerca de duas semanas. O intuito é traçar o perfil social de todos e encaminhá-los ao "Minha Casa, Minha Vida".
Trabalho
O prefeito está trabalhando para a reativação do convênio com o Ministério do Trabalho para a retomada das obras da "Casa do Trabalhador". O local terá 304 boxes e servirá para receber os comerciantes do Jardim Catarina e dos ambulantes do Alcântara quando estiver pronto. Enquanto isso, a Secretaria de Trabalho, através do secretário Davi Luz, irá fazer o encaminhamento dessas pessoas para o mercado de trabalho formal.
Habitação
O cadastramento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social será passado para a Pasta de Habitação que fará o encaminhamento para o programa Federal "Minha Casa, Minha Vida". No momento, estão sendo construídos condomínios no Mundel, Jóckey e Vista Alegre. A previsão para o término das obras ainda não foi dado. No entanto, as famílias tem a garantia que só serão retiradas quando os condomínios ficarem prontos
Ação de Ordem Pública no Alcântara teve início no dia nove de Julho clique aqui e saiba mais.
Fonte: Ascom
Autor: Aaron César
Foto: Ronie Farias
sábado, 20 de julho de 2013
Nova data para retirada de comércio irregular
Posted by Folha SG on 03:32 in choque de ordem Defesa Civil Folha de SG | Comments : 0
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário