sábado, 20 de abril de 2013
Mais de 1600 crianças receberam tratamento
Posted by Folha SG on 01:33 in Estephânia de Carvalho no Laranjal; Folha de SG Odontomóvel São Gonçalo Saúde Subsecretaria de Odontologia | Comments : 0
Com a intensificação do trabalho da equipe da Subsecretaria de Odontologia, cerca de 1600 alunos das três maiores escolas de São Gonçalo, através do programa Saúde na Escola, já foram avaliados e receberam tratamento dentário entre os meses de janeiro e abril. O levantamento foi feito nos colégios Ernani Farias, em Neves; Estephânia de Carvalho, no Laranjal; e Castelo Branco, no Boaçú, todos têm consultório dentário fixo. As ações também são feitas nas demais instituições de ensino por meio de uma Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel).
O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida das crianças e reduzir o índice de cárie em alunos, de 0 a 12 anos, da rede municipal de ensino. Nas três escolas que possuem consultório fixo, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, durante todo o dia, sempre de forma gratuita.
Na Escola Municipal Castelo Branco foi constatado que, das 448 crianças avaliadas, 249 delas possuem cáries. No Estephânia de Carvalho, foram 734 alunos atendidos até agora, sendo que 251 estão com cáries. Já na escola Ernani Farias, 423 estudantes se consultaram e 171 possuem cáries. Todos eles estão recebendo tratamento planejado, nos consultórios dos próprios colégios.
A equipe de Odontologia que trabalha nos colégios e no Odontomóvel é composta por 12 dentistas, sendo coordenada por Fabiano Campos. Ele explica quais os tipos de tratamentos são realizados nas crianças."Nós fazemos obturação, aplicação de flúor, tratamento anticáries, restauração de resina, profilaxia, remoção de tártaro, entre outros", contou.
Durante atendimento às crianças nesta sexta-feira (19/04), na Escola Municipal Estephânia de Carvalho, o diretor da instituição, Selmo Hartmann, estava presente no consultório dentário acompanhando o trabalho dos dentistas e revelou estar recebendo apoio dos responsáveis pelos alunos.
"Os pais dos alunos gostam da iniciativa e eu também. Muitas vezes a criança chega com dor de dente para estudar e não consegue render aquilo que ela pode. Isso atrapalha o aprendizado. Com o consultório em nossa própria escola e dentistas sempre de prontidão, o aluno pode receber atendimento na mesma hora. Esta ação é fundamental para nossa instituição", avaliou.
Para receberem o tratamento, os alunos precisam de uma autorização assinada pelos pais ou responsável. O Odontomóvel está agora na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, em Itaoca, onde mais de 400 alunos já foram avaliados.
Fonte: Ascom
Autor: Aaron Cesar
Foto: Ronie Farias
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário