16/02/2014 - O Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes continua sendo instalado em São Gonçalo. Na manhã da última sexta-feira (14/02) foi a vez do bairro do Patronato receber o equipamento. Até agora, 25 sirenes foram instaladas nos pontos mapeados e considerados de risco pela Defesa Civil. Os equipamentos fazem parte do programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro.
A cada nova instalação, o coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Alves, realiza reuniões com as comunidades para explicar como funciona o sistema e como os moradores devem proceder se o alarme for acionado. "A próxima etapa será a de promover treinamento nas comunidades e exercícios simulados de desocupação. O nosso objetivo é o de garantir mais segurança à população nos períodos chuvosos. Essas ferramentas poderão salvar vidas", explicou o subsecretário.
Até o momento, os bairros de Itaúna, Nova Grécia, Zumbi, Pita, Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno, Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Tribobó, Porto Novo, Covanca, Gradim, Mutuaguaçu, Vila Três, Vista Alegre, Arsenal, Itaóca, Fazendo dos Mineiros, Santa Izabel e Laranjal receberam o serviço. Atualmente, o município também conta com 20 pluviômetros - aparelho que mede em milímetros a quantidade de chuva precipitada durante determinado tempo e local.
Os aparelhos irão medem a quantidade de chuva e o índice de precipitação e auxilia a Defesa Civil na emissão de alertas para as comunidades através dos procedimentos do Plano de Contingência. Os pluviômetros funcionam em tempo integral e emitem alertas de pancada de chuvas ou contínuas. Distribuídos em pontos estratégicos das principais áreas de risco também servem como base para futuros estudos dos órgãos competentes.
Autor: Camille Ribeiro
Foto: Julio Diniz
domingo, 16 de fevereiro de 2014
Sirenes continuam sendo instaladas em São Gonçalo
Posted by Folha SG on 14:35 in Defesa Civil Folha de SG São Gonçalo | Comments : 0
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário