21/11/2013 - O trabalho de combate a dengue começou a ser intensificado em São Gonçalo. A prefeitura, através do Departamento de Vigilância Sanitária, vem realizando ações de conscientização por todo município. Nesta quinta-feira (21/11), o trabalho de bloqueio nas divisas com outros municípios começou a ser realizado. Cerca de 120 agentes de endemias, ambiental e do controle de vetores estiveram na localidade conhecida como Campo do Zanata, no bairro de Marambaia, divisa com Itaboraí, munidos com carros fumacês e telas de proteção para caixas dágua realizando o trabalho de prevenção e procurando focos do Aedes Aegypti com o objetivo de eliminar criadouros.
De acordo com o coordenador de vetores, Adauto Galvão, toda população precisa colaborar mais, inclusive recebendo os agentes de combate a dengue em casa. "Essa ação visa o quantitativo de notificações de dengue no bairro. Os profissionais vêm desempenhando o papel de eliminar criadouros para interromper o ciclo de vida do Aedes Aegypti", afirmou.
A próxima ação de bloqueio acontecerá na quarta-feira (27/11) no Morro do Castro, divisa com Niterói. Dados da Superintendência de Saúde Coletiva (Susc) revelam que os bairros com índice alto de infestação do mosquito são Guaxindiba, Itaoca, Santa Isabel, Vila Lage e Jockey.
O departamento de Vigilância Sanitária conta com um efetivo de 660 agentes fazendo o combate a dengue, sendo 385 destinados às visitas de casas. Hoje os agentes fazem vistorias em cerca de 5.200 residências por dia, uma média de 28 casas por agente.
A colaboração de todos é fundamental para diminuir o risco. Portanto é necessário manter as casas livres de criadouros do mosquito. O munícipe que tiver alguma dúvida deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 2712-0720, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 08 às 17 horas.
Por: Marcelle Corrêa
Foto: Ronie Farias
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Combate à dengue é intensificado em São Gonçalo
Posted by Folha SG on 02:15 in Dengue Folha de SG São Gonçalo | Comments : 0
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário