Recentes

.-.-.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Núcleo de tratamento para ostomizados

A secretaria municipal de Saúde inaugura nesta sexta-feira (20.09), às 17h30, o 1º Núcleo de Atendimento Especializado e Reabilitação para Pacientes Portadores de Colostomia, Urostomia e ileostomia. O programa que oferece auxílio especializado para tratamento dos pacientes ostomizados é o primeiro núcleo a oferecer uma estrutura que abrange o tratamento dos pacientes de forma integral. A criação do núcleo é uma grande conquista da saúde pública municipal. A implantação do serviço no município aconteceu em 1993 com uma equipe multiprofissional, porém nos últimos anos se limitava a distribuição do material para os pacientes em espaço cedido provisoriamente em uma Unidade Básica de Saúde.

"Este programa existe há 20 anos no município e agora eles terão um local 100% adaptado para a realização do tratamento completo, isso é uma inovação para São Gonçalo. Realizar a reabilitação dos pacientes ostomizados e trazer uma melhoria na qualidade de vida para eles, que já estão debilitados.", disse o prefeito Neilton Mulim.

O núcleo que tem como objetivo desenvolver um trabalho voltado para o atendimento interdisciplinar, terá a disposição um centro de ressocialização e reinserção do paciente no meio social e familiar e contará com uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e terapeuta ocupacional para intervenções especializadas, orientações para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias, além da prescrição e fornecimento das bolsas coletoras e adjuvantes de proteção e segurança.

"A sede não será apenas para a distribuição das bolsas coletoras, mas também estaremos dando suporte nutricional que irá proporcionar a suplementação alimentar, principalmente para os pacientes com diagnósticos oncológicos”, conta a secretária de Saúde, Márcia Morse.

O local contará com uma sala de fisioterapia com atendimento especializado com técnicas de RPG, pilates, fisioterapia tradicional além de uma oficina terapêutica com cursos de artesanato, objetivando a formação de um grupo de convivência com acompanhamento psicológico e terapia em grupo e individual.

Segundo a coordenadora do Núcleo, o local dará suporte para acompanhamento e tratamento das complicações causadas pela doença, como dermatites, feridas e lesões cutâneas, "A criação da clínica de reabilitação é um sonho de toda equipe mediante a complexidade das questões que abordam as ostomias. Trabalho com os pacientes ostomizados há 20 anos no município e a criação do núcleo é um marco no Estado do Rio de Janeiro e deve servir de exemplo para outros municípios" , explica a diretora do programa, Suely Dantas.

A sede, que ficará no Centro da cidade, funcionará na Avenida Presidente Kennedy, 207, ao lado Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde em breve também abrigará a Central de Regularização municipal.

Por sofrerem importantes alterações no corpo, os pacientes precisam de apoio especializado para se adequarem à nova situação física. O município vem reiniciando as cirurgias de reconstrução do trânsito intestinal, através da equipe do Pronto Socorro Central. Até o momento, 16 pacientes já estão realizando exames para o procedimento cirúrgico. Atualmente, em São Gonçalo estão cadastrados cerca de 310 pacientes ostomizados.


Fonte: Semsa
Autor: Marcelle Corrêa
Foto: Sandro Nascimento

Postar um comentário

 
Copyright © 2012 - 2017 Folha de São Gonçalo. Designed by OddThemes - Published By Gooyaabi Templates