Recentes

.-.-.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Pacheco ganha ruas pavimentadas e UPA 24h

Dando continuidade ao programa de humanização e descentralização do atendimento de emergência, o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, lançou na tarde desta sexta-feira (06/09) a pedra fundamental da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Pacheco. Antes, o prefeito entregou as obras de pavimentação, drenagem, urbanização e revitalização do sistema de iluminação pública das ruas Cícero Romão, Leônidas Pinheiro da Silva, Roberto Cruz e Augusto Cesário Dias André.

A unidade de urgência e emergência do Pacheco é do porte II, com capacidade para atender uma região com até 200 mil habitantes. Esta é a segunda UPA que será construída pela prefeitura. Há cerca de um mês o prefeito deu inicio as obras da unidade que atenderá o bairro de Nova Cidade e região.

"Estamos descentralizando o atendimento de urgência e emergência de São Gonçalo. Nosso programa de humanização na saúde consiste, entre outros itens, em desafogar a porta de entrada dos prontos socorros. Nesta unidade a população vai ter diversos serviços e procedimentos 24 horas. A população também vai ganhar em tempo, fator essencial para salvar uma vida”, disse o prefeito, se referindo ao tempo que a população leva até chegar aos prontos socorros do Alcântara ou central.

A UPA de Pacheco vai contar com consultório de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-x, engessamento, sutura, medicação e nebulização, dez leitos de observação para adultos e quatro infantis e outra sala com dois leitos para receber pacientes em estado grave até a remoção, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, para um hospital.
A "classificação de risco" irá determinar a urgência de cada caso e os de maior gravidade, priorizando e agilizando o melhor atendimento a todos os pacientes que derem entrada na unidade. A UPA contará com uma sala de urgência (sala amarela) com oito leitos de adultos e outra com quatro leitos infantis. Uma sala de emergência (sala vermelha), que abrigará os pacientes graves com dois leitos para adultos e duas salas de observação individual, uma para adulto e outra infantil.

A dona de casa Ivonete Dias de Souza, de 52 anos, participou do evento e agradeceu ao prefeito pela obra. "Estamos muitos felizes com a construção desta UPA aqui. Vai salvar muitas vidas. Só temos a agradecer".

PAVIMENTAÇÃO - Antes de lançar a Pedra Fundamental da UPA, o prefeito entregou as obras de pavimentação, drenagem e urbanização de quatro ruas no Pacheco: Cícero Romão, Leônidas Pinheiro da Silva, Roberto Cruz e Augusto Cesário Dias André.

"Estas obras eram uma antiga reivindicação dos moradores. Ao longo do nosso governo vamos entregar muitas outras vias e estradas completamente urbanizadas à população. Assumimos um governo com quase R$ 200 milhões de dívida. Está sendo um ano difícil, mas estamos trabalhando", informou Neilton Mulim, lembrando que a cidade ganhará nos próximos dias cerca de 160 quilômetros de obras pavimentação.

"Apresentamos vários projetos aos governos Federal e Estadual e agora vamos colher os frutos. A partir da próxima semana iniciaremos uma série de obras em vários bairros da cidade. São Gonçalo vai virar um verdadeiro canteiro de obras", garantiu Neilton Mulim.


Fonte: Ascom
Autor: Alex Alves
Foto: Sandro Nascimento

Postar um comentário

 
Copyright © 2012 - 2017 Folha de São Gonçalo. Designed by OddThemes - Published By Gooyaabi Templates